Programa doação de óvulos
uma ação compartilhada

Tem como finalidade ajudar aos casais
no tratamento de reprodução assistida.

Programa Doação de óvulos

O Programa Doação de óvulos: uma ação compartilhada, tem como finalidade ajudar aos casais que buscam auxílio nos tratamentos de reprodução assistida. É um programa com caráter anônimo, sem fins lucrativos e seguindo a todas as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Indicação para o tratamento

Mulheres que recorrem a esse tratamento geralmente são aquelas que estão ligadas a fatores genéticos, às questões de falência ovariana ou correspondente à idade da mulher, a partir dos 40 anos.

Quem pode ser doadora:

  • Idade limite para ser doadora 35 anos;
  • Não possuir doenças infectocontagiosas;
  • Não possuir histórico de doença genética;
  • Ter bom potencial ovariano.

A ovodoação não pode ser realizada para fins lucrativos, segundo a lei a única forma de ajuda financeira permitida é o custeamento do tratamento, pode ser parcial ou integral, dependendo do tipo de relação estabelecida com a clínica/médico intermediário.

Todo o procedimento é baseado no sigilo e anonimato, ou seja, a doadora e a receptora não podem se conhecer ou ter algum grau de parentesco.

Ao doar os óvulos a doadora perde qualquer direito sobre a criança que possa vir a ser gerada através deles, sem conhecer sua identidade ou de seus pais

Como se inscrever

As pacientes interessadas em fazer parte do programa da Clínica Sesma precisarão agendar uma consulta com a médica responsável pela clínica para saber mais sobre todo o processo.

Será fornecida uma ficha de cadastro das interessadas para que assim seja realizada a escolha ideal da receptora dos óvulos.

A doadora passará por uma avaliação com a psicóloga com o intuito de abordar os aspectos emocionais dela e do parceiro.

O programa

O Programa Doação de óvulos: uma ação compartilhada, consiste na doação dos óvulos das pacientes que desejam engravidar e buscam auxílio nos tratamentos de Fertilização In Vitro. Ao contrário das ações compartilhadas, em que o ciclo da receptora e doadora são pareados, e que, parte do tratamento da doadora é custeado pela receptora, nós da Clínica Sesma acreditamos que o desejo de ser mãe não deve ficar de lado aguardando um momento. Desenvolvemos esse programa com a finalidade de ajudar a esses casais que desejam realizar a doação, sendo que os custos do seu tratamento serão reduzidos, possibilitando, assim, um tratamento mais rápido. Além de reduzir os custos para a doadora, a receptora também terá seus custos reduzidos, já que, não custeará parte do tratamento da doadora.

O tratamento

O tratamento para doação de óvulos é o mesmo para pacientes que optam pela Fertilização In Vitro. A doadora terá que fazer uso de medicamentos para estimulação dos ovários e fará em torno de 4 (quatro) ultrassons para controle do crescimento dos folículos. Assim que os folículos atingirem o tamanho ideal para coleta, a médica responsável irá agendar o dia da captação dos óvulos. Para realização da coleta dos óvulos é necessária sedação, não havendo necessidade de internação. Finalizada a captação a paciente está liberada. O cônjuge da receptora deverá fazer a coleta do sêmen para fertilizar com os óvulos doados. Realizado esse processo, os óvulos e o sêmen serão fertilizados e levados até o Dia 3 ou Blastocistos (Dia 5). No caso da receptora, somente deverá ter seu útero preparado com hormônios para receber os embriões, pois não existe indução de ovulação.

Sigilo e privacidade

Todo o processo de descoberta da infertilidade e a procura pelo auxílio médico é um período de reflexão e aceitação. Quando esse processo envolve em conceber um filho com material genético de outra pessoa muitas dúvidas e inquietações aparecem. Nestes casos, a decisão pela doação deve ser realizada pelo casal, sendo registrada por meio de um contrato e termo de consentimento.

A Clínica Sesma valoriza o sigilo e privacidade de nossos pacientes em todos os processos. No caso de doação de material genético a identidade dos casais envolvidos no programa de ovodoação é absolutamente protegida, sendo tratados com total sigilo os dados médicos e psicológicos. Nós da Clínica Sesma acreditamos que o respeito e a confiança são extremamente importantes.

Aspectos Legais

Os procedimentos de Reprodução Assistida, incluindo a ovodoação, são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução 2.013/2013, publicada no Diário Oficial da União de 09 de maio de 2013, página 119 – seção I.

O capítulo IV informa que:

1. A doação nunca terá caráter lucrativo ou comercial.

2. Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.

3. A idade limite para a doação de gametas é de 35 anos para a mulher e 50 anos para o homem.

4. Obrigatoriamente será mantido o sigilo sobre a identidade dos doadores de gametas e embriões, bem como dos receptores. Em situações especiais, as informações sobre doadores,por motivação médica, podem ser fornecidas exclusivamente para médicos, resguardando-se a identidade civil do doador.

5. As clínicas, centros ou serviços que empregam a doação devem manter, de forma permanente, um registro de dados clínicos de caráter geral, características fenotípicas e umaamostra de material celular dos doadores, de acordo com a legislação vigente.

6. Na região de localização da unidade, o registro dos nascimentos evitará que um(a) doador(a) tenha produzido mais que duas gestações de crianças de sexos diferentes, numa áreade um milhão de habitantes.

7. A escolha dos doadores é de responsabilidade da unidade. Dentro do possível, deverá garantir que o doador tenha a maior semelhança fenotípica e imunológica e a máximapossibilidade de compatibilidade com a receptora.

8. Não será permitido ao médico responsável pelas clínicas, unidades ou serviços, nem aos integrantes da equipe multidisciplinar que nelas prestam serviços, participarem comodoadores nos programas de RA.

9. É permitida a doação voluntária de gametas, bem como a situação identificada como doação compartilhada de oócitos em RA, onde doadora e receptora, participando comoportadoras de problemas de reprodução, compartilham tanto do material biológico quanto dos custos financeiros que envolvem o procedimento de RA. A doadora tem preferênciasobre o material biológico que será produzido.

A ATENÇÃO QUE DEDICAMOS AO PACIENTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A CONQUISTA DO RESULTADO.

Utilizamos a inteligência científica e o cuidado humano para ajudar o casal que possui algum tipo de infertilidade a alcançar o seu sonho de engravidar. Temos o compromisso de fornecer um atendimento com o que há de mais moderno e mais comprovado no cuidado aos pacientes inférteis, através da experiência e novas tecnologias que são desenvolvidas constantemente. Buscamos diariamente um atendimento baseado em ética e respeito, dois conceitos que possibilitam na construção de uma estrutura fundamental para um tratamento saudável voltado para um resultado feliz.

Agendar ConsultaConhecer o Dr. Marcelo Arantes