Esse questionamento é o primeiro que vem à cabeça das mulheres que estão tentando engravidar sem sucesso. Se as tentativas já duram perto de um ano, se a mulher se aproxima dos 35 anos de idade ou o casal já passou por, pelo menos, dois abortos espontâneos consecutivos, é hora de procurar ajuda médica. A primeira providência é marcar uma consulta com seu ginecologista de confiança. O parceiro deve procurar o urologista de costume. Não é necessário procurar “direto” uma clínica de fertilidade. Na maioria das vezes, é preciso a indicação de seu médico regular. Relacione seu histórico de saúde e sua preocupação com a fertilidade.
O contato com o especialista deve ser esclarecedor. Você deve reunir todas as informações importantes de saúde, entre as quais: Um calendário com seus últimos seis períodos de menstruação. Uma lista com os medicamentos regulares que você e seu parceiro usam frequentemente (alguns deles podem interferir na fertilidade). Uma relação com todos os possíveis fatores de risco para a fertilidade e os sintomas que você já experimentou no período das tentativas. Anote tudo. Nessa questão pequenos detalhes são de grande importância.
O médico vai solicitar os exames necessários e buscar o diagnóstico. Em seguida, encaminha o casal para um especialista em reprodução assistida.
Comments are closed.