Uma alternativa para a mulher que deseja ser mãe mais tarde.
Cada vez mais procurado por mulheres que pensam em engravidar, mas que ainda não se consideram no momento oportuno, o congelamento de óvulos aparece como uma opção viável. Seja por conta de objetivos profissionais, pela falta de tempo para se dedicar ao bebê, motivo de saúde ou por questões pessoais, congelar os óvulos para, mais tarde, fazer uma fertilização in vitro é um procedimento que ofe- rece mais segurança para uma gravidez tardia. Veja, a seguir, as explicações do ginecologista e obstetra Marcelo Arantes e Silva.
Qual a idade adequada para congelar óvulos?
O congelamento de óvulos é indicado para a paciente em que a maternidade ainda não é o momento oportuno. Por várias razões: ainda está solteira, está estudando ou trabalhando muito e não tem tempo para dedicar aos filho, tem dúvida se realmente deseja ser mãe, ou se fará um tratamento com radioterapia em que prejudicará o funcionamento dos ovários. Qualquer mulher pode congelar seus óvulos.
Quem pode fazer o procedimento?
Quanto a idade adequada seria antes dos 35 anos e a idade limite por volta dos 40 anos. Após 35 anos tanto a quantidade dos óvulos diminuem quanto a qualidade dos mesmos .
Quais as principais orientações?
A mulher deve consultar com especialista na área de reprodução humana. Fará vários exames preparatórios e posteriormente iniciará o processo. Irá usar medicações que estimularão os ovários a amadurecer os óvulos. Tudo é controlado por meio de ultrassonografia. Chegando no momento certo serão aspirados estes óvulos, em centro cirúrgico, anestesiada. Assim serão acondicionados corretamente em paletes devidamente identificados. Podem ficar guardados por anos até que chegue o tempo em que esteja preparada para ser mãe.
Por que escolher o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos é uma opção muito interessante e que está sendo muito discutida e realizada. É uma forma de burlar o tempo. O número de óvulos diminuem com o tempo. Ao nascer: 1 a 2 milhões. Na puberdade: caem para em torno de 400 mil. A cada ciclo menstrual são perdidos em torno de 1000. Assim a preservação da fertilidade não garante a gestação, porém é a forma mais eficaz de tentar uma gravidez posteriormente aos 35 anos.
Confira entrevista sobre Congelamento de Óvulos com o Dr. Marcelo Arantes
Dr. Marcelo Arantes e Silva
CRMGO 9402 | RQE 5454
Formado em medicina pela UFG Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clinicas da UFG
Estágio no Hospital das Clínicas UFG em gestação de alto riso e ultrassonografia Pós-graduação em reprodução humana pela Faculdade de Medicina de Jundiaí SP
Membro da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia
Comments are closed.